Nesta segunda-feira dia 22 chegou oficialmente ao fim terceira reprise de “Da Cor Do Pecado”, porém a primeira na íntegra e no canal VIVA. A novela conta com diversas falas racistas disparadas pela vilã branca, Bárbara (Giovanna Antonelli) contra a mocinha Preta (Taís Araújo). A trama marcou por trazer a primeira protagonista negra da TV Globo.
Exibida na faixa “nobre” do canal, às 23h, logo na estreia trocaram a tradicional hashtag com o nome da novela e nome do canal, usada para o público comentar nas redes sociais, por apenas o nome “Estreia” no canto da tela.
E após a exibição do primeiro capítulo o VIVA evitou ao máximo mencionar o título com conotação racista nas chamadas veiculadas, divulgando apenas os horários de exibição da novela na voz do locutor.
Amanhã tem mais! #DaCorDoPecadoNoVIVA pic.twitter.com/PrxhCrYrGo
— Telemaníacos (@telemaniac0s) April 20, 2021
Ao final do capítulo foi mostrada uma mensagem que diz “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”. A reação dos telespectadores nas redes sociais foi imediata, alguns ficaram espantados e outros debocharam da situação.
Genteee o narrador nem pronuncia o título da novela com medo do cancelamento. Chocado #DaCorDoPecadoNoVIVA https://t.co/3ystFzuMXl
— Blito (@LoucoDasSeries) April 20, 2021
a chamada de amanhã de #DaCorDoPecadoNoVIVA pic.twitter.com/esMWEkojmp
— jefinho dos iphones (@onlycrhys) April 20, 2021
A partir daí a mensagem começou a ser exibida ao fim dos capítulos não só desta, como também ao fim das outras novelas em exibição no canal. Tendo em vista o seu público a mensagem no final dos capítulos se fez desnecessária, uma vez que o seu público sabe que a premissa do canal é a exibição de novelas antigas. Já evitar o pronunciamento do nome da novela com conotação racista também não fazia sentido algum, uma vez que a novela foi produzida do jeito que foi e com o título que lhe foi dado, tanto que não durou muito tempo e passaram a divulgá-la normalmente.