Morna no Brasil e fenômeno no mundo — Foto: Paulo Belote

'Órfãos da Terra' foi uma novela brasileira escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes que contava o drama dos refugiados, para esta produção a Globo escalou o prestigiado Gustavo Hernandez, estreando na direção artística. No Brasil a novela não foi um arrasta quarterão, mas também não foi um fracasso, como Boogie Oogie, por exemplo. Sua audiência e repercussão foram bastante intimista, e a novela perdia o folego com as várias armações da suplente de vilã, Dalila (Alice Wegmann). Mas a audiência intimista brasileira não fizeram de Órfãos uma novela fracassada pelo mundo, muito pelo contrário, a novela finalizada em setembro de 2019 já foi exportada para mais de 50 países.

A produção recebeu o título hispânico de 'Huérfanos de su Tierra' e é apresentada como vencedora do Rose D'Or Awards 2019, uma das principais premiações de entretenimento mundial. Ela fica atrás apenas de 'A Vida da Gente' da autora Lícia Manzo, que já foi licenciada para 119 países.

'Órfãos da Terra' provavelmente é uma das apostas do Grupo Globo na categoria de 'Melhor Telenovela' no Emmy Internacional.