in

Eleições desse ano já bate recorde entre jovens, idosos e brasileiros no exterior.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou nesta sexta-feira (15) que 156,4 milhões de eleitores estão preparados a votar nas próximas eleições de outubro, um recorde na história eleitoral do País. São 9,1 milhões de eleitores a mais que em 2018 (crescimento de 6,21%). Ajudaram para esse aumento os jovens de 16 e 17 anos e as pessoas com mais de 70.

Depois de uma intensa campanha do TSE que envolveu diversos influencers, artistas e políticos, o eleitorado de jovens de 16 e 17 anos cresceu 51,13%. Essa faixa etária registrou 716.164 eleitores a mais que em 2018.

Ainda teve um aumento significativo dos eleitores com mais de 70 anos. Agora, são 14,8 milhões, o que representa 2,8 milhões (23,82%) a mais que na ultima eleição.

Eleições 2022: TRE-PR incentiva voto maduro e voto jovem — Tribunal  Regional Eleitoral do Paraná
Fonte: TRE

Luiz Edson Fachin (Presidente do TSE), informou que os dados mostram o engajamento do brasileiro.

“Os dados que hoje divulgamos sobre o eleitorado brasileiro demonstram a pujança cívica no Brasil são mais de 156 milhões de eleitores e eleitoras que compõem no cadastro eleitoral o maior eleitorado da história brasileira. É com esta perspectiva de organizar, de preparar e de realizar eleições que são essenciais para democracia, que são essenciais para o Estado Democrático de Direito que o Tribunal Superior Eleitoral torna público o resultado final da sistematização do cadastramento eleitoral no Brasil”, afirmou.

O ministro voltou a destacar a segurança e a confiabilidade do sistema de votação. “É um serviço que a Justiça Eleitoral presta como aliás tem feito em 90 anos de existência, em mais de 25 anos do sistema eletrônico de votação em prol da democracia, de um sistema seguro, transparente e auditável”.

Voto facultativo em 2020 terá mais idosos e menos jovens — Rádio Senado

O montante de eleitores prontos a votar neste ano fora do Brasil alcançou a marca de 697.078, 39,21% a mais que em 2018 — que teve 500.727 pessoas habilitadas a votar em outros países.

Em relação a 2014, o número quase dobrou: naquela eleição, foram 354.184 eleitores com condições de participar do pleito fora do Brasil. O voto no exterior será exercido por 0,45% do total do eleitorado brasileiro.

Álbum novo ? Paramore anuncia shows na América do Norte.

Traduzindo Álbuns: O Melodrama e o sentimento universal do coração partido