in , ,

Obrigada a sair do ar e portas fechadas: A falência de 3 emissoras de TV aberta após anos no Brasil

A falência atingiu três grandes emissoras que revelaram artistas e chegaram a incomodar a Globo no passado

Pelo menos três grandes emissoras tiveram finais tristes devido à falência. A TV aberta no Brasil é dominada pela Globo, mas no passado outras empresas chegaram a ameaçar a platinada.

A falência da primeira emissora que existiu no país pegou milhões de brasileiros de surpresa. Seu fim foi tão conturbado que o desligamento do sinal foi acompanhado praticamente em tempo real, com vários protestos na sede do canal, em São Paulo.

Estamos falando da TV Tupi, que foi a primeira emissora de televisão do Brasil. Fundada por Assis Chateaubriand em 18 de setembro de 1950, era a líder de audiência na década de 50.

A primeira a exibir uma telenovela, a emissora contratou os atores que faziam sucesso no rádio naquela época. O canal também foi responsável por transmitir satélite através de um esquema usando aviões para transmitir a inauguração de Brasília, em 1960.

Em crise financeira e sem poder renovar sua concessão, a TV Tupi teve falência declarada no dia 18 de julho de 1980, às 12h36. Vários funcionários foram contra o fim da emissora.

Última mensagem deixada pela Tv Tupi (Foto Reprodução/Youtube
Última mensagem deixada pela TV Tupi aos telespectadores (Foto: Reprodução/YouTube)

Também histórica, a TV Excelsior surgiu em 1960. Foi a primeira emissora a tentar exibir conteúdo em cores, em 1963, durante o “Moacyr Franco Show”.

O canal lançou inúmeras grandes estrelas, como Elis Regina e Gilberto Gil, nos programas “Show Dois da Bossa” e “O Brasil Canta no Rio”. Também apresentou pela primeira vez artistas como Renato Aragão e Dedé Santana.

Alvo de inúmeras censuras da ditadura militar e também alvo de incêndios que destruíram sua estrutura, a rede cedeu à pressão e declarou falência em 1970, com apenas dez anos de existência.

Sede da emissora Excelsior (Foto: Reprodução, UOL)
Sede da emissora Excelsior (Foto: Reprodução/UOL)

REVELOU A XUXA

Inaugurada em 1983, a Manchete foi a alegria das crianças entre os anos 1980 e 1990. O canal exibiu vários desenhos que eram novidade no Brasil, mas já eram sucesso em todo o mundo. A empresa também revelou Xuxa.

Com foco em jornalismo e também em exibir coberturas esportivas, a rede incomodou a Globo com a audiência de algumas de suas novelas, como “Pantanal” (1990) e “Xica da Silva” (1996).

Com sérios problemas de audiência e sem dinheiro para se manter de pé, a empresa de Adolpho Bloch fechou as portas oficialmente em 1999.

QUANDO A GLOBO SURGIU?

A inauguração da Globo aconteceu em 26 de abril de 1965.

Emissora batia de frente com a Globo (Foto: Divulgação/Rede Manchete)
Emissora batia de frente com a Globo (Foto: Divulgação/Rede Manchete)

The post Obrigada a sair do ar e portas fechadas: A falência de 3 emissoras de TV aberta após anos no Brasil appeared first on TV Foco.

É comprovado: 5 cortes fáceis, lindos e elegantes de cabelo que te deixam 10 anos mais jovem ainda HOJE

Caio incrimina Ramiro, que pira com exigência de Kelvin e Petra destrói o pai: 3 viradas de Terra e Paixão