O CANAL

O Steve Hanfley surgiu em 2015 durante a exibição da série 'Amorteamo' do diretor Guel Arraes, nessa época ele ainda não se chamava Steve Hanfley, e sim, Trilhas Sonoras. O nome Steve Hanfley surgiu apenas meses depois. Em maio de 2015 a Globo exibiu várias chamadas da série com um fonograma que dizia "Quando eu cheguei já era tarde, eu sei...". E ninguém encontrava a música em lugar nenhum, vários outros sucessos da trilha sonora estavam pelo youtube, mas essa faixa em questão não se encontrava. Eu – que já era bem noveleiro e curtia muito as trilhas sonoras – também estava atrás dessa faixa, me vesti de Tintim (na época com 13 anos) e saí em busca dos créditos da minissérie, foi então que cheguei ao nome do produtor musical: JULIANO HOLANDA. A série era um universo pernambucano (I♥PERNAMBUCO) e nada mais justo que o produtor fosse pernambucano. Sem perder tempo, tratei de encontrar o Juliano por meio das redes sociais. Encontrei ele no Facebook e em questão de minutos ele enviou o nome da música 'Já Era Tarde', uma composição sua.

Como eu queria muito a música (e nem era para postar no youtube), pedi ao produtor que me enviasse a faixa apenas para fins de consumo próprio e para minha surpresa: ele me enviou um áudio de 50 segundos, não era a música completa. Porém sedento pela música completa, revirei a própria série e encontrei alguns trechos do fonograma que completava-o (no início do episódio 03 e em alguns do episódio 04). Juntei meus dotes de edição e montei a música completa; Trecho do Juliano + trechos da série. Estava pronto, eu tinha a faixa completa. Mas com tantas pessoas querendo, eu tinha que postar em algum lugar. Foi então que criei o canal "Trilha Sonora" e criei esse logo com uma capa que dizia: "Vídeo toda semana". Criei o vídeo acima, com cenas da série (nessa época a globo não implicava com isso) e o nome da música em uma lower third improvisada. Na página da Globo no facebook existia um vídeo da chamada e as perguntas: "Qual é o nome da música?", coloquei o nome da música e o link pro vídeo. Em 24h o vídeo tinha mais de 10 mil visualizações (esse valor era como se fosse 100 mil hoje) e então comecei o canal; Em pouco tempo já tínhamos milhões de visualizações e a exclusividade de postar vários instrumentais no youtube.

O SITE


Printscreen em julho de 2019 – Foto: Arquivo

Em agosto de 2016 me veio a vontade de criar o site, com player das músicas e a trilha sonora das novelas organizadas por ano, além de novidades sobre as produções. Foi então que contratei uma agência pra criar esse site pra mim, com várias enrolações sobre a entrega do site, a empresa sumiu e minha vontade de criar o site também passou. No fim de 2017 me veio novamente a vontade de criar o site, foi então que em janeiro de 2018 decidi que eu mesmo iria aprender HTML/CSS e fazer o site do canal. Comecei a criação do site, conciliando os estudos com o desenvolvimento do site. Sua abertura oficial para o público foi em agosto de 2018, ficando online até fevereiro de 2020 devido aos altos custos com domínio, hospedagem e pessoas. O site do Steve Hanfley levava mais tempo que o canal e eu sozinho não conseguia conciliar tudo, então exista três pessoas por trás dele.

Printscreen de setembro de 2018 – Foto: Arquivo

Tivemos uma pequena pausa de 2 meses offline em 2020, mas logo voltamos com um site mais simples e mais leve (funcionando até em internet discada).