in , ,

Pontas duplas, ressecado e caindo: 5 erros FATAIS que estão destruindo seu cabelo na hora de SECAR

Pare agora mesmo de cometer esses grandes erros e acabar com o seu cabelo; Confira como manter seus fios saudáveis

Secar o cabelo parece algo tão simples e básico do dia a dia, mas até nesse momento existem técnicas para os fios não danificarem e se manterem bonitos e sem frizz. Apesar de parecer apenas mais um passo da rotina de lavagem, a maneira como secamos o cabelo interfere diretamente na estrutura da fibra capilar e no aspecto visual dos fios.

Quando lavamos o cabelo, o shampoo remove os resíduos e a oleosidade do couro cabeludo para fazer a limpeza. Porém, ele também abre as cutículas que protegem os fios, deixando-os desprotegidos e vulneráveis aos danos externos, até mesmo com a fricção da toalha.

Mulher secando os cabelos com a toalha (Foto: Reprodução, All Things hair)
Mulher secando os cabelos com a toalha (Foto: Reprodução, All Things hair)

Apesar de deixar o cabelo secar naturalmente ser a melhor opção para os fios, nem sempre é possível. Em climas mais úmidos como no inverno, por exemplo, a secagem mais rápida é melhor para a saúde capilar. Para não danificar as madeixas, a melhor opção é aplicar um leave-in termoativado antes de começar a secar os fios. Porém, é fundamental descobrir qual é a melhor maneira de secar cada tipo de cabelo.

Um grande vilão nisso tudo  é o secador. Utilizar esse aparelho exige alguns cuidados para evitar o comprometimento da saúde e o aspecto dos fios a curto e longo prazo.

“Falando do secador, o que mais vejo é as pessoas simplesmente jogando o jato de ar sem direcionamento nenhum. Isso pode causar a quebra, o ressecamento e o surgimento de frizz.”. Explica  Thiago Martins, hairstylist parceiro de Vertix para o  portal Terra.

Por isso, trouxemos 5 formas corretas de secar os cabelos para evitar de vez erros que danificam seus fios.

Não use temperaturas muito altas

temperaturas muito altas do secador de cabelo podem danificar o cabelo. O cabelo é composto principalmente de uma proteína chamada queratina, e o calor excessivo pode causar danos à estrutura dessa proteína. O calor retira a umidade do cabelo, deixando-o seco e quebradiço. Isso pode levar a pontas duplas e quebra. Além disso, pode quebrar as ligações de queratina no cabelo, enfraquecendo sua estrutura.

Mulher segurando secador de cabelo e chapinha (Foto: Reprodução/ Internet)
Mulher segurando secador de cabelo e chapinha (Foto: Reprodução/ Internet)

O calor pode fazer com que o cabelo perca a sua elasticidade natural, tornando-o mais suscetível a quebras. Em cabelos tingidos, pode acelerar o desbotamento da cor.

Protetor térmico

Utilizar um protetor térmico antes de qualquer procedimento que lide com o calor excessivo, como o secador, a chapinha e o babyliss é fundamental. Isso porque, produtos com proteção térmica formam uma espécie de película na superfície dos fios, o que acaba dissipando o calor com mais facilidade.

Vale ressaltar que as pontas do cabelo precisam de uma atenção mais que especial na hora da secagem, pois são mais delicadas que o comprimento e a raiz dos fios, o que contribui para maiores danos.

Separe em mechas

Para facilitar o processo e conseguir o mesmo efeito no cabelo todo, dividi-lo em mechas é o truque para um alinhamento perfeito.

Um bom aparelho

Um bom elétrico faz toda a diferença no resultado dos fios. Então, seja um secador ou uma escova secadora, sempre certifique-se de comprar um aparelho de qualidade e ideal para as necessidades dos seus cabelos.

Posição do secador 

Você sabia que a posição do secador pode fazer toda a diferença? Se você possui cabelos lisos ou ondulados, NUNCA comece a secar os seus fios pelo meio ou sem critério algum. O ideal é posicionar o secador de cima para baixo, pois isso evitará o aparecimento do frizz no fim da secagem. Faça isso por todo o cabelo, separando-o por mechas!

E não deixe de utilizar o bocal que acompanha o seu secador. Assim como o difusor, ele é capaz de direcionar os jatos de ar exatamente para o local que precisa ser seco, além de facilitar a escova.

Secador de cabelos (Foto: Reprodução, All Things hair)
Secador de cabelos (Foto: Reprodução, All Things hair)

Já as cacheadas e crespas devem seguir a lógica inversa. Primeiro, troque o bocal do secador por um difusor e seque os fios, começando pelas pontas e dando leves amassadas com a ferramenta em direção à raiz. Isso faz toda a diferença no resultado final, definindo ainda mais os cachos.

O que é que eu faço para o meu cabelo crescer?

Segundo a portal Steal The Look, existem algumas medidas que podem ser feitas para esse processo ser mais rápido. Confira:

  1. Adapte a sua dieta.
  2. Lave o cabelo frequentemente.
  3. Massageie o couro cabeludo.
  4. Adote tônicos capilares.
  5. Diminua o uso de ferramentas de calor.

The post Pontas duplas, ressecado e caindo: 5 erros FATAIS que estão destruindo seu cabelo na hora de SECAR appeared first on TV Foco.

2 comunicados URGENTES e decisivos do INSS e Bolsa Família: Nova lei, mudanças e grande virada em 2024

Urgente: Anvisa emite comunicado às pressas e baixa PROIBIÇÃO de 3 produtos populares entre as mães