in , ,

Soda cáustica e risco grave à saúde: A proibição urgente da Anvisa contra marca de suco e situação atual

Anvisa fez proibição urgente conta marca de suco

A Anvisa é uma agência reguladora e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Dessa vez, relembraremos uma proibição da agência que ocorreu em 2013 contra uma famosa empresa que produz suco de caixinhas.

A marca em questão era a Ades, que pertencia a Unilever. A Anvisa descobriu que a empresa envasou, na época, um lote de suco com soda cáustica na composição. De acordo com o G1, tudo começou após uma mulher passar mal após tomar um copo de suco, em Guarujá, no litoral de São Paulo.

O advogado da mulher, Airton Sinto, solicitou um exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que identificou o produto de limpeza tóxico na composição. A Unilever afirmou que 96 unidades de Ades, sabor maçã, foram envasadas com solução de limpeza, mas que alertou a população anunciando um recall do produto assim que soube da contaminação.

Anvisa fez proibição no passado contra suco de maça da Ades (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez proibição no passado contra suco de maça da Ades (Foto: Reprodução/ Internet)

De acordo com informações do G1, a falha foi detectada no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã – marca Ades – Lote AGB 25 envasado no equipamento TBA3G  no dia 25 de fevereiro de 2013 com validade até 22 de dezembro de 2013.

Na época, a assessoria de imprensa da Unilever chegou a se pronunciar. Eles disseram que houve falha humana e dos equipamentos da linha de produção. A máquina acionou o sistema de limpeza com o estoque reduzido, e um funcionário teria iniciado o sistema para envase novamente.

Anvisa fez proibição no passado contra suco de maça da Ades (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez proibição no passado contra suco de maça da Ades (Foto: Reprodução/ Internet)

Por meio de nota oficial divulgada na época, a Unilever afirmou que o problema limitava-se às 96 unidades de Ades sabor maçã, embalagem com 1,5 litros produzidas em Pouso Alegre, e que desde o dia que descobriram nenhum produto fabricado na linha onde foi detectado o problema foi distribuído ao mercado.

Como está a situação da Ades atualmente?

Vale lembrar que desde o período em que a Anvisa descobriu o problema, a Ades nunca mais se envolveu em nenhum tipo de polêmica envolvendo seus produtos. A Unilever se dispôs a atender todos os prejudicados com a contaminação do produto e pediu desculpas oficialmente. Atualmente, a Coca-Cola é dona da marca de suco.

https://youtu.be/X5wnYBbtmhg?si=tV_jsiWjeMLYNC-g

 

The post Soda cáustica e risco grave à saúde: A proibição urgente da Anvisa contra marca de suco e situação atual appeared first on TV Foco.

Aposentadoria arrancada da conta bancária e mais: Comunicado do Serasa crava 3 alertas urgentes a idosos

“Valor adicional”: O anúncio de Tralli no JH ao confirmar EXTRA do Bolsa Família às pressas e cravar 3 alertas