in , ,

Morre Gilberto Braga, um dos maiores nomes da teledramaturgia

Autor Gilberto Braga - foto: Divulgação

Gilberto Braga faleceu na noite desta terça-feira (26), o autor estava internado em um hospital no Rio de Janeiro onde enfrentava uma infecção a partir de uma perfuração no esôfago, sofria de mal de Alzheimer.

O autor lutava contra o mal de Alzheimer – Foto: Reprodução

Gilberto é criador de vários clássicos da nossa teledramaturgia como Dancin’ Days (1987), Vale Tudo (1988), Celebridade (2003). A segunda é considerada por muitos a maior telenovela de todos os tempos, a novela que Giba (apelido pelo qual é carinhosamente chamado) escreveu juntamente com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi sucesso de audiência ocupando a 8° colocação entre as novelas de maior audiência da TV Globo, venceu o prêmio APCA de melhor novela naquele ano.

Glória Pires e Beatriz Segall deram vida a duas das mais famosas vilãs de Gilberto Braga em Vale Tudo – Foto: Reprodução/Globo

O autor estreou na TV Globo em 1972 fazendo uma adaptação de A Dama das Camélias, teve seu primeiro vínculo na produção de novelas dividindo a autoria de Corrida de Ouro (1974) com Lauro César Muniz e Janete Clair. Dois anos depois veio o primeiro sucesso, Escrava Isaura (1976). Sua estreia no horário nobre foi com uma de suas novelas mais memoráveis: Dancin’ Days (1978), já em minisséries estreou com Anos Dourados em 1986.

Gilberto seguiu sozinho escrevendo a novela Bravo! Quando Janete Clair precisou de ausentar – Foto: CEDOC / TV Globo

Das suas obras mais recentes podemos destacar Celebridade (2003) novela de grande sucesso que teve a fama como mote principal através da rivalidade de duas mulheres, Paraíso Tropical (2007) novela que recebeu indicação ao emmy internacional de melhor telenovela em 2008, e Babilônia (2015) a novela causou polêmica ao mostrar um beijo entre duas mulheres interpretadas por ninguém menos que Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro no primeiro capítulo, sendo essa sua última novela! Escreveu ao lado de Ricardo Linhares, um parceiro de longa data. Em 2012 supervisionou o texto de Lado a Lado, novela vencedora do Emmy Internacional.

Gilberto Braga no lançamento de Babilônia, sua última novela – Foto: Divulgação / TV Globo

Para quem quiser apreciar a qualidade do texto de Gilberto Braga assistindo as suas obras Paraíso Tropical está em exibição no Canal VIVA, já no streaming Globoplay é possível encontrar títulos de Giba como:

Vale Tudo (1988)

Anos Dourados (1986)

Anos Rebeldes (1992)

Celebridade (2003)

Insensato Coração (2011)

Babilônia (2015)

Um Lugar ao Sol tem salvação?

Tiê canta versão em português de La Bel Haki